quinta-feira, 9 de junho de 2011

O perigo dentro de casa

Silvania Lemos*

Com certeza a Internet é uma das maiores inovações do mundo moderno, pois através dela é possível acessar todo tipo de conteúdo sem sair de casa. Mas será que toda esta modernidade também não pode ocasionar perigos, principalmente para crianças e adolescentes que cada vez mais cedo se tornam dependentes da rede. E estas redes sociais como orkut, facebook e twiter têm se tornado as grandes preferências de jovens que passam horas trancadas em seu quartos compartilhando fotos, vídeos e muitas vezes até segredos com pessoas que nem conhecem. É fundamental que pais e responsáveis estejam atentos com que tipo de conteúdos seus filhos estão acessando. Confira uma entrevista com o psiquiatra e professor da UPF, Cláudio Joaquim Paiva Wagner, e ele da dicas de  como os pais devem se comportar.

ComArte - Quais os tipos de perigos que as Redes Sociais como, orkut, facebuck e Twiter podem apresentar para crianças e adolescentes? 
Wagner - Um dos perigos que as redes sociais podem oferecer a crianças e adolescente é o risco de exposição, ou seja, expor-se de forma inadequada, através de fotos, expondo documentos e etc. Outro risco é de fazer contato com pessoas envolvidas com pedofilia, roubo e sequestro.

ComArte - Estas redes podem contribuir para o Bullying? 
Wagner - As redes se usadas de forma inadequada podem contribuir para o bullying causando prejuízo significativos para as pessoas e se constituindo num crime.

ComArte - Até que ponto este tipo de comunicação poder ser considerada certa ou errada? 
Wagner - As redes sociais vieram para ficar e acredito que elas só tendem a crescer e se diversificar, e não se trata de certo ou errado e sim da forma como se usa, cabe saber usar esta nova linguagem de modo adequado e apropriado.

ComArte - Crianças e adolescentes podem se tornar viciados em Redes Sociais? 
Wagner - Sim, e já existem registro de crianças e adolescentes viciadas em jogos de computador pela internet com sérios prejuízos pessoais, familiares e sociais. É uma nova forma de adição.

ComArte - Tem que ter limite, horário para acessarem a Internet? Os pais têm que acompanhar o que seus filhos estão acessando nas redes? 
Wagner - Os limites são importantes em qualquer atividade, no tempo que se usa as redes sociais e também na forma como elas são usadas. Os pais tem o dever de monitorar o comportamento dos filhos.

ComArte - De que forma os pais podem defender seus filhos?E de que forma eles podem ficar atentos a mudanças de comportamento de seus filhos? 
Wagner - Os pais podem monitorar o comportamento dos filhos fazendo parte destas redes também, aprendendo esta nova linguagem e orientando seus filhos de maneira mais apropriada, eles podem e devem.

Vídeos associados:





*acadêmica do VII nível de Jornalismo.

0 comentários: