quarta-feira, 15 de junho de 2011

Romantismo sem fim

*Daniel Dalpizzolo, Fiorelo Neto e Mariana Mezzaroba,
acadêmicos Jornalismo, VII nível

Pra que amar, se dói demais
Mas a vida prega peças no coração
Pra que se dar, sem nunca receber
Achava que eu fazia parte de você
Ilusão, difícil esquecer
Mais uma paixão eu nunca vou ter



É verdade que alguns temas, sejam na música ou em qualquer outra espécie de manifestação artística, nunca sairão da moda. Mas nenhum deles deve ser tão universal quanto o amor. Canções que retratam as dores e as delícias de um relacionamento a dois estão sempre na boca do povo – ou, pelo menos, nos ouvidos.

Buscando resgatar uma forma sincera e direta de cantar sobre amor, o compositor Marcos Colla, através de seu projeto Lua Nova, trouxe ao cenário musical da região de Erechim uma série de canções que trabalham sentimentos românticos cantados ao melhor estilo Roupa Nova, utilizando elementos da música pop contemporânea.
Segundo o músico, uma forma de trabalhar com aquilo que sempre gostou de ouvir nas músicas: romantismo e sentimentos verdadeiros sendo expressos através dos versos.


“O romantismo nunca vai cair de moda”

Para o compositor, as músicas românticas sempre farão parte do cotidiano das pessoas. “As pessoas sempre se apaixonam, amam, e querem buscar aquilo que estão vivendo na música, que acaba se tornando uma forma de expressar aquele sentimento que, às vezes, não se consegue explicar. Amar torna as pessoas mais românticas”, relata o músico de 35 anos, que há aproximadamente três anos começou a compor.

“Processo de composição baseado em situações casuais”

Segundo Marcos, nem sempre as letras musicais surgem de situações vividas pelo compositor. “A pessoa que compõe tenta visualizar situações que outras poderiam estar vivendo. Imagina fatos cotidianos que qualquer um pode passar. Por exemplo: ‘Prova pra mim, que você me ama de verdade, diga que de mim sente saudade, senão eu não quero mais te ver’(Prova pra mim, faixa 7)”, explica.
De acordo com Marcos, quando a inspiração surge, a letra já ganha uma melodia nos acordes do seu violão.

“Ousadia em se fazer uma música romântica no cenário musical atual”

Para a banda Lua Nova, e para o compositor lançar um trabalho diferente do que o público da região está acostumado a acompanhar foi um desafio. “Muitos nos perguntam qual é o estilo musical da Lua Nova. Não queremos rotular um estilo, tentamos fazer uma música que toque as pessoas, com sentimentalismo e qualidade. Por ser uma proposta diferente estamos fazendo shows tocando nossas composições, músicas do Roupa Nova e também sertanejo universitário, que está em alta hoje. A intenção é agradar a todos”, salienta Marcos.

“Forma banal de retratar o amor x profundidade de sentimentos”

Marcos afirma que a maioria das letras musicais que estão na mídia hoje, falam de amor. “Não existem mais temas complexos como antigamente tratavam Cazuza ou Renato Russo, por exemplo. De qualquer forma o amor sempre será fonte de inspiração dos compositores. Alguns optam por tratar o tema sem profundidade, banalizando as consequências de uma paixão, com letras repetitivas e sem conteúdo. Esse não é o nosso objetivo”.

“Objetivos da banda”

A banda com dois anos de existência e um CD gravado já está planejando o lançamento de outro, ainda sem data definida. Das 11 faixas do primeiro CD, 8 são composição de Marcos Colla, que incentiva os colegas a compor. Hoje, o grupo está a procura de um empresário que possa levar o show da banda Lua Nova para diferentes lugares do país.
Se você quer curtir a Letra da música “Não me faça te esquecer”, composição de Marcos R. Colla, faixa 9 do CD Lua Nova.


LUA NOVA

Marcos R. Colla – Voz

Guilherme Camerini – Baixo

Liberato Biesek – Teclados

Fabiano Kasprovicz – Violões

Zeca Freitas – Bateria

Contatos para show: http://www.luanova.mus.br/

0 comentários: