sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Verão e os cuidados com a alimentação

 *Jamile Trichês

A chegada das estações mais quentes provoca mudanças no comportamento das pessoas, inclusive com alteração dos hábitos alimentares. É durante esta estação que alguns cuidados extras devem ser tomados.

A nutricionista, formada pela Universidade de Passo Fundo, Sílvia Chiarelo, explica os perigos de uma má alimentação nesta época do ano. Confira:

Com Arte - Com a vinda do calor, muito se fala em adotar uma alimentação balanceada. Como funciona este tipo de alimentação no organismo?

Sílvia Chiarelo - É preciso ter cuidado coma balança e a geladeira. A alimentação balanceada é essencial para se ter saúde e bem-estar. Desta maneira previnem-se diversos males decorrentes da má alimentação, como colesterol e triglicérides, por exemplo, além de ajudar a manter a forma, garantir a longevidade e disposição. Para ser considerada balanceada, a alimentação deve conter alimentos de diversos tipos como: carne, verduras, legumes, arroz, macarrão, feijão, frutas, leite e derivados, até mesmo gordura e açúcar e atender às necessidades nutricionais do indivíduo. Esses alimentos se dividem em grupos alimentares, cada um com a frequência que devem ser consumidos.

CA – Quais alimentos são mais indicados para consumo intenso no verão? E quais os não recomendados?

Sílvia Chiarelo (Foto: Arquivo pessoal)
SC - Durante o verão ocorre uma diminuição do metabolismo basal, pois o nosso corpo não precisa de um esforço tão grande para manter a temperatura interna constante, como no inverno. Por este motivo, devemos ingerir mais alimentos com baixa caloria e evitar alimentos gordurosos. É uma excelente oportunidade para ingerirmos mais vitaminas, minerais e fibras, presentes nas frutas verduras e legumes.
A ingestão de sal, principalmente no verão, deve ser controlada para evitar retenção hídrica e um consequente inchaço.
As carnes magras são as mais indicadas para esta época, pois são mais facilmente digeridas além de serem mais saudáveis. Opte pelas carnes brancas de aves, peixes e cortes de carne vermelha, magros. Por outro lado, evite as carnes das aves com a pele e as carnes com gorduras visíveis. Evite principalmente alimentos muito gordurosos, pois prejudicam a digestão. Entre eles estão as frituras, os alimentos empanados, carnes à milanesa, alimentos à base de bacon, queijo ou creme de leite.

CA – Existe algum cuidado ou ressalva na preparação destes alimentos?

SC - Quanto a forma de preparação, varie entre cozidos, grelhados, assados ou caldeiradas, deixando de lado as frituras que não combinam com o clima quente do Verão, além de serem extremamente calóricas.

CA – Por que é indicado ingerir bastante líquido no verão? Refrigerantes também
se enquadram nestes líquidos?

SC - Nos dias quentes ocorre maior perda de líquidos e minerais devido ao aumento da temperatura corporal e à transpiração excessiva. Deve ser aumentada, portanto, a ingestão de líquidos. Não espere a sede chegar, pois ela é um sinal de que já estamos desidratados; a água deve ser consumida antes que esse sinal se desencadeie. Evite refrigerantes, são prejudiciais à saúde.

CA – Em temporada de praia é muito comum as pessoas passarem a maior parte do tempo alimentando-se de produtos vendidos à beira mar. Tais alimentos (queijo coalho, camarão, milho, sorvete), são indicados para uma boa alimentação neste período?

SC - Esses alimentos podem, eventualmente, fazer parte de sua dieta, desde que não tenha nenhuma intolerância ou alergia. A maior restrição ao uso desses alimentos se refere às condições de higiene em que são elaborados e armazenados. Priorize o consumo de alimentos leves e de fácil digestão, aumentando frutas, vegetais e verduras, que são carregados de nutrientes antioxidantes.

CA – Com a chegada do verão, principalmente as mulheres, sonham em ter um corpo magérrimo. Essa busca obsessiva pode resultar em uma alimentação errada. Quais os riscos que estas dietas oferecem?

SC - Quando a pressa está acima da vontade de emagrecer com saúde, na maioria das vezes, as pessoas optam por dietas radicais que trazem resultados rápidos. E as variações destes tipos de regime não são poucas. Assim como as consequências que trazem para o organismo.
O maior malefício que as dietas muito restritivas trazem para o organismo é a alteração do metabolismo. O corpo se adapta ao que a pessoa come. Se a pessoa restringe muito a alimentação, o metabolismo passa a ser mais lento. Passado o tempo da dieta, quando a pessoa voltar a se alimentar normalmente, o metabolismo vai estar mais lento e ela vai engordar com mais facilidade.
Além da mudança no metabolismo as dietas radicais promovem perda de massa muscular. Quando a pessoa perde 2 kg por semana, por exemplo, está eliminando massa muscular e água do corpo. É isso que causa diferença na balança rapidamente, pois a mobilização de gordura demora mais.

CA – Crianças e idosos devem ter uma atenção mais especial quanto à alimentação
no verão?

SC - Da mesma forma, as crianças e os idosos devem evitar alimentos gordurosos e de difícil digestão. Esse grupo também é mais vulnerável à desidratação, por isso, atente para a ingestão de líquidos. Fique alerta a sede, fraqueza, boca seca, tontura, diminuição da urina e dor de cabeça. Ao serem detectados esses sinais, procure atendimento. 

*Jamile Trichês é aluna do VI nível de Jornalismo da Universidade de Passo Fundo. 

0 comentários: