quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Um dia na vida de alguém que se alimenta mal

*Gabriely Santos

Não se pode negar que os fatores socioculturais e psicológicos influenciam na alimentação das pessoas; algo de ruim acontece e a tendência que temos  é de descontar na comida comendo compulsivamente ou parando de comer. Ou seja, pra ter uma vida alimentar saudável é preciso ter um contexto de vida saudável, estabilidade emocional e, o que é mais difícil nos tempos de hoje: tempo para comer. Stefani Gomes de Castro, aluna de Jornalismo e trabalhando na Livraria do Maneco, nos conta um pouco sobre o seu dia-a-dia e como os alimentos que come são influenciados pelo seu humor.
Fonte: Arquivo Pessoal

ComArte - Então, você trabalha oito horas por dia, tendo uma hora para o almoço, no fim, você acaba não comendo só duas vezes por dia, quando acaba não tomando café, ou seja, provavelmente não ingere as cerca de 2000 calorias necessárias pra um dia de vida, não é verdade?
Stefani Castro - Acho que não, porque eu como bastante comida de meio-dia, não é o certo, porque eu deveria comer de novo a tarde, mas são bem poucas as pessoas que podem, mesmo, comer de três em três horas.  É complicado também porque, mesmo fazendo academia, eu ganhei algum peso ultimamente com essa dieta, porque eu saio daqui as seis da tarde e tenho que comer muito de novo, porque já sinto muito fome.

C.A - Normalmente, você acaba comendo sempre fora, há alguma diferença nisso?
SC - Claro, em casa tu acaba comendo coisas menos variadas, mas as vezes mais saudáveis, dificilmente tu  vai comer só uma saladinha com carne em um restaurante, tu acaba misturando demais e não comendo a quantidade de proteínas e carboidratos que precisaria. Tem uma pirâmide com a quantidade de alimentos que a gente deve comer, o problema é que a maioria das pessoas acaba agindo como se essa fosse a pirâmide invertida. (risos)

C.A - Você acaba descontando na comida quando tem problemas pessoais ou profissionais ou em qualquer outra área?
SC  - Então, o que eu sempre digo: comer é a segunda, se não a primeira melhor coisa do mundo, quando tu se sente triste tu come um chocolate e melhora,  dizem que chocolate ajuda a liberar serotonina e faz a pessoa se sentir feliz, mas acontece o mesmo com um prato de lasanha ou uma pizza de calabresa, comer sempre faz com que a ansiedade passe um pouco, o que é um problema as vezes. Eu, por exemplo, sofro com o efeito sanfona.

C.A - Você já teve algum distúrbio alimentar? Anorexia, bulimia, etc?
SC - Olha bem pra mim, anorexia eu nunca vou ter, mas nem bulimia ou nada,  eu prefiro comer bem e malhar, porque eu não me guio também pelo padrão de beleza que diz que você tem que ser magérrima, eu gosto de ser assim, e também tem que homem gosta de mulher que tem onde pegar. (risos)

 *Gabriely Santos é aluno do curso de Jornalimso da UPF, VI Nível.

0 comentários: