terça-feira, 1 de novembro de 2011

O duelo!


Cris Jaqueline da Rosa*



A escritora gaúcha Martha Medeiros relata em sua crônica que intitula o livro "Doidas e Santas', que toda mulher é doida e que no mínimo são exageradas, maníacas, apaixonadas, fascinantes, delirantes, etc. Mas, será que os homens acham as mulheres fascinantes?. Já o escritor David Coimbra relata na obra Mulheres que a mulherada está exigindo demais dos homens, em vários termos, desde sexuais até materiais. Nesse contexto, procuramos a psicóloga Maria Goretti Bettencourt, que trabalha justamente com casais e perguntamos:



ComArte – Por que os casais brigam?
Maria Goretti – Existem vários motivos pelos quais os casais brigam, não tem uma única causa ou um único motivo.


CA- Por que as mulheres falam mal dos seus parceiros, mas não deixam deles?
MG- Homens e mulheres são diferentes, e não apenas na questão anatômica, a diferença mais significativa é no cérebro mesmo, e na forma como os gêneros percebem o mundo, então não apenas as mulheres falam, mas, também os homens, e são por diferenças de percepção. E um e outro não se largam pelas mesmas razões pelos quais fomos criados homens e mulheres.

CA- Por que os homens não aceitam as mudanças no estilo de vida das mulheres, como ter salário melhor do que os deles ou sair da frente do fogão, por exemplo?
MG- Isto não é mais uma percepção geral, muitos homens aceitam sim os novos estilos de vida femininos, assim como existem novas configurações nos estilos de vida tanto de homens quanto de mulheres, o que faz com que no mundo contemporâneo há várias modificações.

CA- A mulher é o sexo frágil?
MG- Sob o ponto de vista da força física sim, sob o ponto de vista da longevidade não, sob o ponto de vista do velho romantismo sim, sob o ponto de vista da vida moderna não. Então depende como se coloca isso há varias posições.

CA- O homem sobrevive sem a mulher?
MG- Sim, porque não?

CA- Porque os homens não entendem a TPM?

MG - A TPM é um fenômeno hormonal feminino que interfere no comportamento, como os homens são regidos apenas pela testosterona é difícil para eles entenderem a gangorra emocional feminina, mas a maioria deles convive na boa com isso.

CA- Porque as mulheres não aceitam dividir os parceiros, já que isso é comum em outros países?
MG - Isto já é um fenômeno cultural, na cultura ocidental a poligamia explicita masculina não faz parte do contexto cultural e portanto não é aceita, contudo a poligamia disfarçada é aceita por muitas mulheres por razões pessoais neste caso, e não de ordem cultural como no oriente.



*Cris Jaqueline da Rosa é aluna do curso de Jornalismo da UPF, VII nível.







0 comentários: