sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Má Alimentação e suas consequências


Arthur Ricardo Calione*

          Não é de hoje que cada vez mais as pessoas vêm se alimentando de forma errada, consumindo apenas alimentos ricos em gorduras e industrializados, que não contém os principais componentes dos alimentos saudáveis, como fibras e cálcio. Para falar melhor sobre o assunto procuramos a Nutricionista Clarissa Ribeiro, formada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

ComArte - O que pode ser considerado má alimentação?

Clarissa - Considera-se hoje má alimentação aquela rica em gorduras, alimentos industrializados, ricos em sódio e pobre em fibras e Cálcio.
 
ComArte - Com sua experiência no atendimento a pessoas que buscam uma boa alimentação, relate quais os principais fatores que causam a má alimentação?

Clarissa - Ao meu ver hoje o que contribui de forma incisiva na má alimentação são os fatores relacionados a vida muito corrida, o fácil acesso aos alimentos industrializados os quais geralmente são ricos em gorduras e sódio, além de em nossa região já existir uma cultura de alimentação rica em derivados de farináceos.

ComArte - Quais as consequências que a má alimentação pode causar na saúde das pessoas?

Clarissa - A má alimentação pode causar desde uma hipovitaminose leve, queda de cabelo, enfraquecimento de unhas, problemas de pele, se tornar um fator determinante para transtornos alimentares (bulimias e anorexias), desencadear doenças tão comuns como hipertensão arterial sistêmica (HAS) e dislipidemias. Até mesmo um quadro agudo de anemia, sendo um fator agravante para quadros de diabetes e cardiopatias.

ComArte - Como a pessoa pode notar que está se alimentando mal?

Clarissa - Geralmente as pessoas “acham” que se alimentam bem. É difícil relacionarem algum sintoma a má alimentação, a não ser quando da realização de uma consulta médica ou nutricional ao qual o profissional refere alguns sintomas ligados a má alimentação.

ComArte - Quais os alimentos que fazem bem para a saúde?

Clarissa - Os alimentos benéficos seriam aqueles livres de gorduras saturadas e trans, livre também de sódio, além de frutas e verduras in natura preferencialmente, carnes magras, leite e seus derivados na versão desnatado, leguminosas, farináceos integrais, e muita água.

ComArte - Qual a dica que você deixa para as pessoas que vivem nesse mundo tão corrido, escasso de tempo e não conseguem se alimentar da forma correta?

Clarissa - Procurar incluir em seu cardápio diário uma boa quantidade de frutas e verduras, ingestão de pelo menos 1,5 litros de água diários, reduzir o uso de doces e gorduras e procurar sempre ter a mão alimentos saudáveis e refeições pré- prontas, para que na hora da fome não se opte apenas por industrializados.  Deve-se dar preferância por uma alimentação mais balanceada e saudável.



Consequências da Má Alimentação






*Arthur Ricardo Calione, é aluno do 7° nivel de jornalismo da UPF.


0 comentários: