Cristiane dos Santos, acadêmica de Jornalismo do VII nível
No mundo, no Brasil e aqui no Rio Grande do Sul questões pertinentes como trânsito andam de boca em boca. Em Passo Fundo os últimos meses foram marcados por muitas alterações no trânsito, tais como: instalação de novos semáforos, lombadas eletrônicas entre outras mudanças. Para alguns as alterações foram boas, para outros não agradou tanto assim, e ainda há pessoas que acreditam ser uma questão de adaptação. A ComArte conversou com algumas pessoas para descobrir onde está o possível problema, veja à seguir.
Laerte Magnus
Nos últimos 30 anos o número de veículos cresceu muito em Passo Fundo. Porém as vias de acesso e circulação para essa grande frota continuam as mesmas. Existe a má educação tanto do motorista quanto dos pedestres, que não respeitam a sinalização. Há falta de vias de acesso rápido. Se eu pudesse mudar algo, seria a criação de vias aleatórias para que não fosse necessário trafegar pela avenida principal. E também aumentaria a fiscalização dos horários, que hoje é estipulado para caminhões que circulam pela cidade em determinados horários que não são respeitados.
Aline Pires
O trânsito brasileiro está um caos, um dos motivos é o crescimento da venda de automóveis, conseqüentemente acresce em alguns trechos das avenidas os engarrafamentos. Como pedestre, percebo um grande desrespeito com quem anda a pé. Por mais que se use a faixa de segurança, vários motoristas não respeitam. Se pudesse mudar algo, iria tornar as leis de trânsito mais severas, talvez desta forma muitos motoristas passariam a ser mais cautelosos.
Alisson Almeida
Acho que está muito desorganizado. Aqui em Passo Fundo o maior problema é a má educação no trânsito. Atualmente a minha maior dificuldade quanto motorista é as novas sinaleiras, eu esqueço-as.
Mateus Resende
Hoje o trânsito a meu ver está um caos devido às lombadas eletrônicas e os asfaltos continuam com os velhos buracos. Como motorista, vejo que existe sim o desrespeito entre condutores, desde, por exemplo, o mau uso dos sinais de alerta, que muitos não utilizam, e pedestres que não utilizam a faixa de segurança para atravessar. Se em alguns pontos da cidade fossem instaladas passarelas para os pedestres, tanto estes como os motoristas estariam mais seguros. Parece fácil dizer o que poderia ou não ser feito para melhorar o trânsito passofundense, mas, contudo o desrespeito entre os motoristas não vai mudar enquanto não houver uma conscientização de respeitar as leis de trânsito.
Noeli dos Santos
Para mim, a única coisa que vejo como maior problema é a lentidão. Ultimamente se fala muito dessas novas fiscalizações que são ruins ou colocadas em locais errados, mas acredito que isso é apenas falta de hábito. Com as lombadas eletrônicas para o pedestre agora está melhor do que antes. Dificilmente um motorista vai querer andar mais do que o permitido, a não ser nos casos de descuido. A única coisa que percebo que poderia ser diferente, e talvez melhorasse esta situação de lentidão, é a retirada dos ônibus de vias com problemas de engarrafamento, até mesmo paradas de ônibus para vias laterais, e não tudo na avenida.
0 comentários:
Postar um comentário