sábado, 27 de junho de 2009

a fotografia como arte





Felipe Keller


A fotografia como arte. Esta é a entrevista realizada com o fotografo Roberto Hachmann que analisou através das perguntas, a fotografia como criatividade, trabalho e opinião sobre esta arte que não possui movimento, mas na história do cinema, teatro, jornalismo ou na publicidade sua importância como efeito direto na arte.





Com Arte: Como avalia a fotografia dentro do contexto arte?
Roberto Hachmann: A fotografia na verdade veio como uma nova arte forma de manifestação artística. Ela permite que surja o fator multiplicador da imagem. A fotografia trabalha a luz e também é arte.

Com Arte: A arte fotográfica no contexto especifico se encaixa onde melhor no cinema, jornalismo, ou publicidade?
Roberto Hachmann: Divide-se a fotografia bem clarament, fotografia no jornalismo tem características que não podem ser alteradas. A fotografia publicitária quanto maior for fantasia mais bonita fica. A fantasia na publicidade e realismo no jornalismo. A fotografia artística é pura do autor ai entra arte fotográfica.


Com Arte: Quando a arte fotográfica conseguiu afirmação no cinema?
Roberto Hachmann: A fotografia é a mãe do cinema permitiu que criace o cinema. Todas as teorias do cinema andam juntas. A única diferença é a seqüência.


Com Arte: Ate que ponto a aliança entre criatividade e tecnologia oferecem melhor ou menor qualidade?
Roberto Hachmann: Assim como o pintor usa varias técnicas novas e diferentes de outras épocas, hoje temos que pensar da mesma forma, a tecnologia não veio para atrapalhar a fotografia, veio para ajudar. A fotografia tenha que se beneficiar com a tecnologia.

Com Arte: O que destacaria como fotografia contemporânea atualmente?
Roberto Hachmann: Todos buscam cenas urbanas, o ser humano, são desafios bastante grandes. E conseguir capturar como arte pelo próprio desafio contemporânea. Mas muita coisa já se fez, e muita coisa vai se fazer.

Com Arte:E o retorno financeiro?
Roberto Hachmann: A fotografia tem valorização em todas as áreas. E retorno maior é na publicidade. O cinema a fotografia é mais segmentada é mais restrito no Brasil e no mundo.

Com Arte: Para quem gostaria de ler um bom livro ou uma referencia a arte fotográfica você recomendaria qual nome?
Roberto Hachmann: Eu tenho livro de Edição espanhola final de 2008, muito bom. É uma coletânea dos principais nomes da fotografia atualmente. Onde é um conjunto de referencias grande. Mostra exemplos a fotografia mundial e consegue abrir um novo olhar da para fotografia.


Com Arte: A fotografia concentra-se mais valorizada em que mídia?
Roberto Hachmann: Para mim tudo é arte, filmes teatro é arte liminar do homem. O cinema é uma mistura com a fotografia a cena em movimento. Valorizar na escola fotográfica muitos filmes e teatros. Eu aprendi a iluminação por exemplo através do teatro.

0 comentários: