sábado, 5 de dezembro de 2009

Cinema

Daniel Gomes, acadêmico do VII nível de Jornalismo.

Arte, diversão ou entretenimento, muitos podem achar tudo isso e muito mais do que cinema. Contudo a única certeza que temos hoje, é que ele está crescendo cada vez mais e fazendo com que seu público viaje com as suas histórias, seus dramas, suas ficções e sua comédias.
m
Quem consegue ficar em casa em um dia chuvoso e de frio sem uma boa companhia de um bom filme? O cinema gaúcho, nacional e internacional, nos surpreende a cada dia, são grandes produções, que levam rios de dinheiro para serem feitas. Mas trazem muitas vezes sorrisos, em rostos que já faziam tempo que não sorriam, enchem de lágrimas os olhos que já faziam tempo que não lacrimejavam. O fundamental é fazer o seu público viajar com a história ou até a imensidão de seus efeitos especiais que chegam a deixar muitas pessoas de queijo caído.
m
Hoje, Passo Fundo, pode ser considerada privilegiada, pois é uma cidade que tem dois cinemas com salas com um conforto mínimo e também possui inúmeras locadoras de filmes. Fato que nos fez conversar com Ângelo Ferraz, um dos proprietários de uma das mais conceituadas locadoras de filmes de Passo Fundo.
m
Comerciante a mais de 3 anos, possui uma imensidão de filmes em sua locadora, batemos um papo com ele para saber como está o cinema hoje, e o que o público de Passo Fundo, busca na locadora e muito mais.
m
CA - Ângelo, como você vê o cinema hoje?
AF- Bom o cinema nacional cresceu bastante, melhoraram as propagandas, suas marcas e principalmente suas produções. O cinema internacional, teve uma freada esse ano. Foi um ano de segurança, ninguém resolveu apostar no duvidoso, foram todos no que já estava dando certo. Não teve muitos filmes novos. As grandes produções são o dois de algum que já deu certo, teve muita refilmagem.

CA – Sendo assim, podemos considerar o ano de 2009 como um ano fraco para o cinema?
AF – Com a greve dos roteiristas que ocorreu isso afetou sim as produções.

CA – Como é a procura em Passo Fundo por filmes nacionais?
AF
O público de Passo Fundo procura bastante filme nacional. Em outra cidade que tenho uma filial, a procura já não é tanta Acho que o que influência é a cultura do povo local. Essa procura por filmes nacionais vem crescendo a cada dia, um exemplo é o filme do Lula, que ainda está no cinema e o pessoal já está pedindo bastante.

CA – Filmes gaúchos, curtas, existe procura?
AF
Como tem muito pouca produção, a procura é pequena, o filme mesmo tem poucos, nem chegam a filmar em muitas vezes. Um exemplo é o filme do Teixeirinha, esse ainda nem saiu em DVD e o público de Passo Fundo gosta muito de lançamentos.

CA – Qual o seu público hoje?
AF – O jovem vem cada vez menos na locadora, o que está influenciando isso com certeza é a internet. O meu público hoje é de crianças que ainda não tem o acesso a internet e pessoas acima dos 20 anos já casados ou que estão namorando.

CA – Passo Fundo tem tendência de que tipo de filme?
AF – O pessoal de Passo Fundo gosta muito de Drama, filmes com boas histórias. O pessoal aqui, gosta é de história. Ficção não sai muito. Isso eu acho que é devido a cultura. Aqui tem muita cultura.

CA – Qual sua expectativa para o ano de 2010?
AF – Vai ser um ano forte, tem muita coisa boa sendo produzida. EX: Lua Nova, O Homem de Ferro, Alvin e os esquilos 2.

0 comentários: